sábado, 27 de dezembro de 2014

RECEITA FEDERAL INSTITUI PROJETO PILOTO PARA ANEXAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS NOS PROCESSOS DE IMPORTAÇÃO

Foi publicado no Diário Oficial da União de 23/12/2014, seção 1, pág. 42, a Portaria COANA de Nº 107, de 19/12/2014 que dispõe sobre o projeto-piloto de anexação de documentos em formato digital nos processos de despacho aduaneiro de importação. 

O Projeto é pioneiro no que tange a facilitação do processo documental do desembaraço aduaneiro no Brasil, e certamente caminha para um enorme avanço nos procedimentos considerados mais burocráticos, tornando os mesmos mais ágeis.
A íntegra da portaria está disponível no DOU, ou no endereço eletrônico PORTARIA COANA Nº 107, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2014.

Inicialmente, apenas as unidades da RF do Porto de Paranaguá, Alfândega do Aeroporto Internacional de Brasília, a Inspetoria de Belo Horizonte e a Alfândega do Porto de Pecém.
Se a resposta ao projeto for positiva, em breve as demais unidades da RF serão preparadas para receber os despachos nessa modalidade.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

SENAC FORMA TÉCNICOS EM MARKETING E LOGÍSTICA

O Senac realizou formatura de alunos dos cursos de técnico em logística e técnico em marketing do Eixo de Gestão e Negócio, nesta semana. A solenidade ocorreu no auditório da instituição, com a presença da gerente do Núcleo de Educação profissional (NEP), Vanessa Carla, além de instrutores, alunos e familiares.
Os 28 alunos formandos fizeram parte dos programas Senac de Gratuidade (PSG), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além de pagantes em cursos com carga horária de 814 horas/aula, divididas entre teoria e prática. No decorrer do curso, os alunos passam por estágios em atividades relacionadas à profissão, como forma de submetê-los à realidade do mercado de trabalho, alinhando-se com as tendências mercadológicas.
“Há um diferencial muito grande para o profissional que é formado no Senac para os demais. O campo de trabalho na área de logística é muito amplo e a certificação do Senac tem o diferencial para o mercado de trabalho, tem respeito, dá credibilidade,  torna-se mais fácil na busca por um posto de trabalho ”, destaca Madson Morais.
“A certificação do Senac é o grande diferencial para o mercado de trabalho. O profissional formado no Acre terá o mesmo reconhecimento do mercado de trabalho que o formado no grandes centros como São Paulo e Santa Catarina. Hoje estamos colocando à disposição do mercado de trabalho pessoas aptas a ingressar nesse mercado que é cada vez mais exigente e competitivo, capazes de exercer sua função para a qual foram qualificadas”, disse Vanessa Carla.
Para a diretora regional do Senac, Hirlete Meireles, a formatura é o coroamento de um trabalho de excelência do Senac. “O Brasil tem se destacado nas questões educacionais. O governo federal realiza investimentos em programas de capacitação profissional, proporcionando a milhões de pessoas o acesso ao mercado de trabalho. Nós do Senac ‘somos parceiros e temos contribuído com a qualificação de milhares de pessoa que buscam, através da educação profissional, o diferencial para o ingresso no mercado de trabalho”, pontuou.
Fonte: Assessoria de Planejamento e Marketing
Texto: Sandro de Brito