quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Plano Brasil Maior


Com o Plano Brasil Maior, o Governo Federal estabelece a sua política industrial, tecnológica, de serviços e de comércio exterior para o período de 2011 a 2014.
Focando no estímulo à inovação e à produção nacional para alavancar a competitividade da indústria nos mercados interno e externo, o país se organiza para dar passos mais ousados em direção ao desenvolvimento econômico e social ao mobilizar as forças produtivas para inovar, competir e crescer, o Plano busca aproveitar competências presentes nas empresas, na academia e na sociedade, construindo um país mais próspero e inclusivo.
O Plano Brasil Maior integra instrumentos de vários ministérios e órgãos do Governo Federal cujas iniciativas e programas se somam num esforço integrado e abrangente de geração de emprego e renda em benefício do povo brasileiro.
Acesse e faça download da cartilha completa no site http://www.brasilmaior.mdic.gov.br/wp-content/uploads/cartilha_brasilmaior.pdf

Nova versão da Vitrine do Exportador traz funções e serviços inéditos


O site Vitrine do Exportador, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), está de cara nova. Seus serviços de inteligência comercial passaram por uma reformulação visual, funcional e estrutural que permite melhor divulgação das empresas exportadoras brasileiras. Com as mudanças, realizadas por meio do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME), executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o site foi organizado em três ambientes de navegação principais: para o exportador, para potenciais exportadores e para consulta de informações.
Os dados disponíveis na Vitrine do Exportador são extraídos do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) e atualizados mensalmente. “Além disso, há a Vitrine Virtual, onde os exportadores podem customizar páginas com fotos, vídeos, textos, dados comerciais e formulários de propostas de sua empresa, nos idiomas português, inglês e espanhol, sem nenhum custo”, conta a diretora do PAIIPME, Patrícia Vicentini. Estão disponíveis, ainda, informações macroeconômicas (em Conhecendo o Brasil) e setoriais (na seção Setor em Destaque). Lançado no dia 1º de dezembro, o novo site já reúne uma base de dados de 18 mil empresas.
Acesse o site Vitrine do Exportador http://www.vitrinedoexportador.gov.br/

Camex aprova redução de Imposto de Importação para incentivar competitividade de empresas brasileiras


Foram publicadas, nesta terça-feira, no Diário Oficial da União (DOU) as Resoluções Camex n° 95 e n° 96 que aprovam a concessão de 298 novos Ex-tarifários para bens de capital e bens de informática e telecomunicação. Os itens, que não têm produção nacional, terão Imposto de Importação (II) alterado para 2% até 31 de dezembro de 2012. As concessões referem-se a equipamentos com especificações restritas, não contemplando todo o universo de produtos abrangidos pelos respectivos códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Fora do regime de Ex-tarifário, as alíquotas para bens de capital são de 14% e para bens de informática e telecomunicação são de 16%.