segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Empresário do Acre realiza a 1ª importação direto da China via Interoceânica

Foto by Cassiano Marques
Neste sábado, 01/02, chegou até Rio Branco a primeira carga de produtos importados diretamente da China via Rodovia Interoceânica, com trânsito por território peruano desde o Porto de Callao em Lima.
A emprega ENGEPLAN realizou a importação de bicicletas elétricas produzidas na China. Nas próximas operações serão importadas peças e kits para montagem das bicicletas no parque industrial de Rio Branco, aproveitando os incentivos do COPIAI, para reduzir os custos e ofertar produtos de qualidade e preços acessíveis no mercado nacional.
As bicicletas já são comercializadas pela empresa ENGEPLAN, e em oportunidades anteriores, as importações eram feitas via Porto de Manaus.
A experiência pela Interoceânica se mostrou muito positiva e favorável, uma vez que os prazos são muito menores, os custos proporcionais a rota, e a agilidade do desembaraço no ponto de fronteira pela Receita Federal extremamente satisfatório.
O proprietário, Márcio Rebouças, e seu sócio, Cassiano Marques, estão muito satisfeitos com esta primeira operação e garantem a continuidade das negociações aproveitando essa via.
Viabilizando o transporte pela Interoceânica, o Brasil, em especial o Acre, passa a ter uma referência do ponto de vista de logística de transporte, afirma Cassiano.
Márcio afirma que a nota rota, além de encurtar a distância e o transit time entre Brasil e China, diminui os custos de maneira considerável, o que viabiliza os negócios entre os dois países.
Localizado em ponto estratégico no mapa sul americano, o estado do Acre é acesso de entrada e saída para produtos nacionais e estrangeiros. Comparado com outros pontos de fronteira e portos, a redução dos prazos de trânsito ajudam os empresários. A mesma carga importada pela empresa ENGEPLAN, pelo porto de Santos, levaria 30 dias a mais de trânsito até o estado.
A rota Interoceânica tem sido aproveitada por empresas do sul, sudeste e centroeste como ponto de passagem para exportações, e com a iniciativa da ENEGPLAN, fica demonstrado que a rota é mais uma opção para importação de produtos da costa oeste dos USA, Panamá, norte do Chile e da Ásia.
O know-how obtido pela empresa servirá como modelo e estudo de caso para outras empresas que desejam fazer essas operações.

Adm. Rafael Lopes Pimpão
Despachante Aduaneiro 10D01451
ADM 0672-AC
03/02/2014